segunda-feira, 14 de junho de 2010

Expressão escrita

Na idade pré-escolar é fundamental a descoberta da funcionalidade da escrita, pois é a partir dessa descoberta que emerge na criança o desejo de querer aprender a ler e a escrever. A criança apropria-se das várias funções que a linguagem escrita pode desempenhar e vai percebendo-se dos diversos suportes escritos, que por sua vez, detêm funções, estruturas e conteúdos específicos.


O facto de a criança presenciar actos de leitura e de escrita, permite-lhe desenvolver uma perspectiva desses mesmos processos, além de desenvolver uma disposição e capacidades para realizar acontecimentos nesse âmbito. (Mata, 2008)

A partir das questões e hipóteses colocadas sobre a escrita, as crianças começam, também elas, a produzir as suas escritas, através da imitação de outras já elaboradas ou até mesmo por criação própria. Não obstante, é fulcral identificar e compreender as concepções que as crianças detêm sobre a linguagem escrita, para que o adulto saiba agir correctamente, de modo a proporcionar às crianças uma boa aprendizagem da leitura e da escrita.

É importante que o educador tenha uma preocupação relativamente às experiências que proporciona à criança e no seu contacto contextualizado com a escrita. Assim, um conhecimento diversificado, por parte da criança, acerca das funções da escrita é adquirido através de actividades lúdicas ou de lazer que o educador proporciona à mesma. (Mata, 2008)

Neste sentido, uma das finalidades do jardim-de-infância centra-se na promoção de um envolvimento precoce significativo das crianças com a escrita, não implicando o ensino formal da leitura mas sim, o contacto das crianças com a expressão escrita nos contextos pré-escolares, onde passam antes dos primeiros anos de escolaridade. Assim, as crianças têm oportunidades de exploração, utilização, experimentação, compreensão e descoberta da escrita, melhorando o seu conhecimento sobre as características da mesma. (Mata, 2008)

A responsabilidade do educador de infância torna-se indiscutível face à prevenção contra o insucesso escolar na área da língua escrita, pelo que é essencial facilitar a emergência da linguagem escrita. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 1997)

O documento que apresentaremos de seguida, contém actividades acerca desta tema, sendo que as mesmas foram planificadas por nós.




Bem Hajam!

Ana e Inês

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Bibliografia consultada:
MATA, Lourdes (2008). A descoberta da escrita - textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Ministério da Educação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa

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