segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pesquisa - Resumo

A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de- Infância

No contexto de jardim-de-infância, o educador deve promover actividades de consciência linguística, com o propósito de potenciar o crescimento linguístico de crianças com estas idades.

A forma como estas actividades são planificadas é importante e específica, tendo em atenção a sua oportunidade, articulação e os objectivos que pretende.

Sendo a linguagem importante para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, cabe aos educadores proporcionarem o desenvolvimento desta capacidade através do uso da linguagem, dando oportunidade a todas as crianças de evoluírem, pois se o meio linguístico for estimulante e rico, o processo de aquisição da linguagem é bastante positivo.

O desenvolvimento da consciência linguística ocorre quando o falante apresenta um conhecimento linguístico da oralidade, conduzindo-o, por conseguinte, à comunicação. É a partir daqui que se desenvolve a consciência linguística, enquanto capacidade de reflectir sobre a língua, as suas unidades e as suas regras. O conhecimento metalinguístico é, normalmente, construído através do ensino gramatical, sendo que permite à criança trabalhar a língua, o que a auxiliará na identificação de dificuldades aquando da sua utilização e da descoberta de regras gramaticais.

O nível da consciência fonológica permite que a criança aprenda a distinguir os sons individuais das palavras e a entender as relações entre letras e sons. O educador deverá ter em conta o grau de dificuldade que propõe à criança, adequando-o de acordo com o grau de desenvolvimento.

Também as actividades da consciência fonológica têm consequências relativamente ao nível da consciência da palavra, ou seja, desenvolver estes dois níveis permite que a criança compreenda que a “forma da palavra é independente do referente para o qual remete”.

No que toca à consciência sintáctica, o educador deve ter em conta que a mesma surge mais tarde nas crianças do que a consciência fonológica, pois a criança apresenta dificuldade “em abstrair do conteúdo que a frase veicula para focar a sua atenção sobre a forma da mesma.

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